Flores do Cerrado

Coleção "Flor do Cerrado" - Murici-rosa - (Byrsonima coccolobifolia)- Fotografia batida no Poção do Jaú - Corguinho-MS, dia dia 11.10.2007. A floração ocorre em julho. Esta planta é conhecida, também, como murici-cascudo. Apesar da época de floração citada na fonte de pesquisa, esta flor estava acesa em pleno mês de outubro. Assim, a época da frutificação, pelo menos no sítio onde esta foto foi tomada, sofrerá variação.
Árvore sem exsudação ao se destacar a folha. Copa com ramos terminais pilosos, de crescimento modular, gemas terminais ferrugíneas. Troncos com diâmetros de até 25 cm; ritidoma de coloração acinzentada, com fissuras e cristas descontínuas, com aspecto quadriculado. Folhas simples; opostas, cruzadas; ovadas a suborbiculares; 10 cm a 14 cm de comprimento e 5 cm a 9 cm de largura; ápices obtusos e bases obtusas; margens inteiras e onduladas; nervação broquidódroma, nervura central amarelada, saliente em ambas as faces, nervuras secundárias impressas na face superior e salientes na inferior, são róseo-avermelhadas nas folhas jovens e mais claras nas folhas adultas; estípulas intrapeciolares ou axilares; folhas coriáceas; sésseis a curto-pecioladas; concolores; glabras a pilosas na face inferior. Flores de até 2 cm de diâmetro, com cinco pétalas livres, de cor rosa Frutos de até 0,5 cm de diâmetro; globosos; carnosos; amarelos na matuação.Sementes de até 0,5 cm de diâmetro; globosas; até três por fruto.
Habitat e distribuição - ocorre no cerrado sentido restrito, campos e cerradão,no DF e nos estados: BA, GO, MA, MG, MS, MT e TO. Populações médias de 14 a 18 árvores/ha em 10 ha de cerrado sentido restrito amostrados no DF.
Fenologia e reprodução - árvore decídua; folhação: julho a setembro; Floração: dezembro a fevereiro; polinização: abelhas; frutificação: a partir de fevereiro; dispersão: aves e outros animais; sementes: 9500/kg;
germinação: taxa baixa. A imersão em ácido giberélico, 2g/l, por 24 horas, aumenta esta taxa.
Usos - fruto comestível com polpa adocicada, é alimento para a fauna e usado para aromatizar cachaça. ||| Na medicina popular é utilizada como antidiarréica. Árvore melífera. Madeira apreciada refionalmente para lenha. Etimologia - Byrsonima: do grego burseus= = curtido (couro), ou corrosivo + onínemi = ser útil, em referência ao uso da planta em curtume. Coccolobifolia: folha semelhante à da Coccoloba, de verbasco, planta meridional ou do sul. Murici do tupi, mori'si, árvore que solta resina. Rosa: em referência à cor das flores.
Bibliografia: SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da - 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo, Brasília, 2005, pág. 114. - Foto: Indalus

VOLTAR
::: Made with CoffeeCup : Web Design Software & Website Hosting :::