Flores do Cerrado

Coleção "Flor do Cerrado" - Lixeira - Curatella americana - Dilleniaceae. Fotografia batida dia 11 de outubro de 2007, no Poção do Jaú - Corguinho-MS. Árvore sem exsudação ao se destacar a folha. Copa com ramos terminais pilosos e aceinzentados.Troncos com diâmetros de até 37 cm; ritidoma de cor cinza e prateada, com fissuras esparsas e lâminas irregulares. Folhas simples; alternas, espiraladas; largo-elípticas ou largo-obovoadas; de 6 cm a 23 cm de comprimento e 3 cm a 12 cm de largura; ápices arredondados ou obtusos e bases agudas a subcordades e assimétricas; margens onduladas; nervação craspedódroma, nervura central saliente em ambas as faces, nervuras secundárias salientes na face inferior, prolongadas além das margens; pecíolos de até 2 cm de comprimento; sem estípulas; folhas muito coriáceas e ásperas ao tato; concolores; pilosas em ambas as faces. Flores de até 2 cm de diâmetro; com lquatro a cinco pétalas livres; de cor branco-amarelada. Frutos de até 1,5 cm de diâmetro; globosos; secos; pilosos, de cor avermelhada. Sementes elípticas; de até 0,4 cm de comprimento; com massa branca ou arilo; duas até cinco por fruto.
Habitat e distribuição - ocore no cerrado sentido restrito, campo cerrado e campo sujo, no DF e nos estados AM, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PE, PI, RN, RR, SP e TO. Populações médias menores que uma árvore/ha em 10 ha de cerrado sentido restrito amostrados no DF.
Fenologia e reprodução - árvore decídua; folhação: junho a setembro; floração: junho a outubro, flores hermafroditas; polinização: abelhas; frutificação: setembro a dezembro; dispersão: pássaros e outros animais; sementes: 57800/kg; germinação: taxa baixa em viveiro.
Usos - o arilo alimenta a fauna. As folhas silicosas são usadas como lixas. A casca é usada em curtumes. A planta tem propriedades medicinais. - A madeira, com densidade de 0,60g/cm3, é resistente e tem uso regional.
Etmologia - Curatella: de curatus = trabalhado. Pelo uso das folhas, como lixas, no polimentos de arcos. Americana: das Américas. Lixeira: por ter folhas ásperas como lixa.
Bibliografia: SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da - 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo, Brasília, 2005, pág. 58. - Foto: Indalus


VOLTAR
::: Made with CoffeeCup : Web Design Software & Website Hosting :::