Flores do Cerrado

Coleção "Flor do Cerrado" - Murici Byrsonima pachyphylla - Malpighiaceae - Fotografia batida na estrada da piscina, Serra do Caraça-MG, dia 15.04.2005. A planta estava florida em abril, o que vai modificar o calendário de frutificação constante abaixo.
Árvore sem exsudação ao se destacar a folha. Copa com ramos terminais de crescimento modular, pilosos, ferrugíneos e pulverulentos, com pó avermelhado que se desprende do toque. Também as gemas são pilosas e ferrugíneas. Troncos com diâmetros de até 27 cm; ritidoma de cor castanho-avermelhada, áspero ou reticulado, pulverulento, solta pó ferrugíneo-avermelhado ao toque. Folhas simples; opostas, cruzadas; obovoadas a lanceoladas; 8 cm a 21 cm de comprimento e 3 cm a 10 cm de largura; ápices retusos a obtusos e bases obtusas ou decurrent5es; margens inteiras e onduladas; nervação broquidódroma, nervura central amarelada e saliente em ambas as faces, as demais são impressas na face superior e salientes na face inferior; pecíolos de até 1 cm de comprimento; estípulas intrapeciolares ou axilares; folhas coriáceas; discolores, brilhantes na fece superior e pilosas na inferior. Flores de até 1,5 cm de diâmetro, com cinco pétalas livres, de cor amarela. Frutos de até 1,5 cm de diâmetro; carnosos; globosos; amarelos na maturação. Sementes de até 0,5 cm de diâmetro; até três por fruto.
Habitat e distribuição - ocorre no cerrado sentido restrito e nos campos, no DF e nos estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Populações médias de 18 a 31 árvores/ha em 10 ha de cerrado sentido restrito amostrados no DF.
Fenologia e reprodução - árvore sempre-verde; floração: maio a outubro, ,flores hermafroditas; polinização: abelhas grandes; frutificação: junho a julho, muitos frutos não contêm sementes; dispersão: aves; sementes: 1000/kg;
germinação: taxa de até 40% após imersão em ácido giberélico, 2 g/l, por 24 horas.
Usos - fruto comestível, muito apreciado por aves. A madeira é usada regionalmente para lenha. ||| Na medicina popular. Etimologia - Byrsonima: do grego burseus= = curtido (couro), ou corrosivo + onínemi = ser útil, em referência ao uso da planta em curtume. Pachyphylla: pachy = espessa, grosssa + phylla/i = folha. Murici do tupi, mori'si, árvore que solta resina. Muricizão: devido aos frutos e folhas serem maiores do que nas demais espécies de Byrsonima. Bibliografia: SILVA JUNIOR, Manoel Cláudio da - 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo, Brasília, 2005, pág. 116. - Foto: Indalus